Drone com boia inflável faz primeiro salvamento no Brasil.
A aeronave é um Inspire da fabricante DJI foi configurado para lançar uma boia perto de um banhista que esta sob risco de afogamento.
Pela primeira vez um drone auxiliou no salvamento real de um banhista no Brasil. A ocorrência aconteceu no último domingo (25/2), na Represa Guarapiranga, em São Paulo (SP). A aeronave usada no resgate, operado pela Guarda Civil Metropolitana em parceira com o Corpo de Bombeiros, é um Inspire da fabricante DJI e foi equipado com um sistema de boia auto inflável lançado por drone.
Esta ocorrência um homem praticava kitesurf quando perdeu sua prancha. Ele permaneceu nadando à espera do socorro e a situação foi acompanhada pelo drone. Ao notar que a vitima estava cansada e o risco de afogamento aumentando, os operadores do equipamento lançaram a boia, que ajudou na flutuação do banhista até a chegada de um barco.
Além dos operadores em São Paulo, o drone “salva-vidas” também está em serviço com o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul em Tramandaí, que foi a primeira instituição do país a receber o equipamento, em dezembro de 2017. Está previsto a entrega em breve de um terceiro sistema aos bombeiros de Santa Catarina.
Fonte: https://airway.uol.com.br/drone-com-boia-inflavel-faz-primeiro-salvamento-no-brasil/drone-com-sistema-sar-tube/ em 28/02/2017 às 16:53h.